Personalidades e a Política

    Existem 10 tipos de transtornos de personalidades que podemos ver no dsm IV e CID 10, dentre eles falaremos sobre Sociopatia, transtorno narcísico e borderline.

    Podemos citar claramente vários destes antigos e novos politicos com grandes características de transtornos de personalidade e quem sabe nao consigamos indentificar em algum colega de trabalho ou conhecido…

   Se lembram do caso mensalão? Bem, me espantou em algumas declarações para a famosa CPMI ao ver o sr. Marcos Valério trazer consigo um claro perfil sociopata ou psicopata para os mais ortodoxos. Minha dúvida se encerrou quando ele soltou a célebre frase: “Acho chato que não posso mais sair de casa e os amigo de minha filha provocam ela…. Nunca mais trabalho para politico..”
    Que coisa não??? Ele diz que fica chateado por não poder sair de casa e pela filha, e não por ter cometido um crime grande… O sociopata tem um ego bem elaborado e planeja muito bem, ele nega a lei e joga a responsabilidade para o mundo. Ele se caracteriza por uma tríade de sentimentos (triunfo, desprezo e controle)

    Já como Personalidade Narcísica que traz o mundo para si, podemos citar o ex presidente Fernando Collor, sim, ele. Ele precisa ser sempre o centro das atenções e ser visto, hoje circula com uma moça bem mais jovem que ele e fez uma tatuagem de águia nas costas. Me lembro de algo que ele disse como: “Recebi x milhoes de votos, esses brasileiros não devem estar tão errados assim” . Chega a ser cômico, então todos vamos comer fezes, pois 30 milhoes de moscas não devem estar tão equivocadas assim.
    E tem mais, não é que votamos nele. Só não queriamos votar era no Lula.
    Vamos simplificar então. Se um narcísico atropelar uma pessoa ele vai dizer: “Porque ele se jogou na frente de meu carro??” Se um sociopata atropelar uma pessoa ele vai dizer: “Atropelei sim, pois a sociedade impõe vários limites para a velocidade.” Um trás o mundo para si, o outro joga para o mundo.

    Já o borderline oscila entre ambos. É a psicologia do futuro com pacientes de difícil acesso (pda). É aquela pessoa que te ama, e outra hora te odeia. Que é um santo no trabalho e bate na mulher em casa, ou é um santo em casa e briga na rua. É uma personalidade limítrofe, quase que ambígua.

PERSONALIDADE BORDERLINE

    Há pessoas, simpáticas e agradáveis aos outros, que se comportam de maneira totalmente diferente com as pessoas de sua intimidade. São explosivas, agressivas, intolerantes, irritáveis, com tendência a manipular pessoas…. São pessoas com Transtorno Borderline da Personalidade. Outros conseguem ser desarmônicos dentro e fora do lar; podem ser os Sociopatas.
     Na atual classificação da Organização Mundial de Saúde (CID.10), o distúrbio denominado Personalidade Borderline está incluído no capítulo dos Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável. Este transtorno se subdivide em 2 tipos; o Tipo Impulsivo e o Tipo Borderline.
    O subtipo Impulsivo é sinônimo do que conhecemos por Transtorno Explosivo e Agressivo da Personalidade. Primeiramente vejamos do que se trata o Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável. A CID.10 diz que se trata de um transtorno de personalidade, no qual há uma tendência marcante a agir impulsivamente e sem consideração das conseqüências, juntamente com acentuada instabilidade afetiva. Nessas pessoas a capacidade de planejar pode ser mínima e os acessos de raiva intensa podem, com freqüência, levar à explosões comportamentais e de violência. Essas explosões costumam ser facilmente precipitadas, principalmente quando esses atos impulsivos são criticados ou impedidos por outros.

Conhecem alguém semelhante?

    Por essas e outras (que mesmo parecendo piada), defendo um exame psicotécnico para políticos. Se temos um que habilita psicológicamente uma pessoa à dirigir um carro, porque quem vai dirigir um estado, pais e cidade e vai influir diretamente em minha vida não precisa???

sds

Deixe um comentário